Flexibilização dos Modelos de Trabalho
Repercussões jurídico-trabalhistas pós-pandemia e
a antecipação do Futuro do Trabalho


22 e 23 de outubro de 2020


Experiências da Nokia, Unisys, IBM, Magazine Luiza, Biosev

Visão do Judiciário pelo Tribunal Regional do Trabalho

Sobre o Evento

Não há dúvidas de que a flexibilização do trabalho é um caminho sem volta no mercado de trabalho mundial. A atual pandemia apenas acelerou a chegada ao "Futuro do Trabalho", ao criar a necessidade de flexibilização de forma compulsória. É fato que as empresas que estavam melhor preparadas para adotar os protocolos de flexibilização com maior rapidez e organização estão conseguindo manter a produtividade das equipes e diminuir os impactos da crise.

No entanto, aquelas organizações que foram compulsoriamente levadas a adotar modelos flexíveis devido à pandemia, sem estarem totalmente organizadas para isso, estão agora preocupadas com possíveis passivos trabalhistas, especialmente pelas diversas mudanças que ocorreram (e ainda estão ocorrendo) na legislação trabalhista.

Por isso, a pergunta agora é: como ficarão os modelos flexíveis de trabalho após o período de pandemia?

Para responder a esta pergunta, vale a reflexão sobre diversos aspectos, como:
• É possível minimizar passivos trabalhistas neste contexto da flexibilização advindos da pandemia?
• Será que uma iniciativa estruturada de flexibilidade pode também ser benéfica para sua empresa na pós-pandemia?
• Qual será o futuro do trabalho e como se preparar para ele?

Após o sucesso das edições anteriores deste seminário, a agenda desta edição foi aprimorada e organizada de forma a discutir sobre como minimizar os entraves para uma maior flexibilização do trabalho, bem como apresentar iniciativas flexíveis que estão dando certo em algumas empresas.

Será que uma iniciativa estruturada de flexibilidade pode também ser benéfica para sua empresa na pós-pandemia? Participe deste evento e discuta os prós e contras da flexibilização para criar maior competitividade e produtividade para seu negócio em diversos cenários.

PARA QUEM É ESTE ENCONTRO

Gestores e profissionais seniores das áreas de RH, Relações Trabalhistas, Talentos, Benefícios, Jurídico Trabalhista, assim como todos aqueles interessados em desenvolver políticas mais flexíveis no trabalho de suas equipes.

Agenda (sujeita a alterações até a data do evento)

Este evento contará com apresentações de experiências, cases e melhores práticas, abrindo a possibilidade para trocas de experiências entre Palestrantes e Participantes.

22/10/2020 - Quinta-feira Sessões 13:30 - 18:00
  • 13:30 às 14h10 Abertura dos Trabalhos e Palestra: A gestão do TELETRABALHO na pós-pandemia

    Luis Otávio Camargo Pinto, Presidente – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades - SOBRATT
    Sócio-fundador de Yarshell e Camargo Advogados. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós-graduado em Economia e Relações do Trabalho pela mesma Universidade. Advogado atuante nas áreas de Direito do Trabalho, Processual do Trabalho e Direito Sindical. Integrante de bancas examinadoras do XXV, XXX e XXXVII Concursos de Ingresso da Magistratura do trabalho; Diretor de Relações Institucionais do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro; Membro da Associação dos Advogados Trabalhistas e Integrante da Comissão de Direito Material do Trabalho da OAB/SP. Integrante também da Associação Internacional das Relações Laborais e de Emprego (ILERA). Coordena cursos na área de direito do trabalho e profere palestras sobre os temas de sua especialização. Autor de artigos em revistas especializadas. Atualmente, é também Presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

  • 14:10 às 15h00 Conheça boas práticas, previna e reduza passivos trabalhistas advindos de flexibilizações não planejadas

    • Impactos das medidas trabalhistas de flexibilização para enfrentamento da crise advinda da Covid-19
    • Soluções para manter o equilíbrio nas negociações trabalhistas de flexibilização
    • Sugestões para diminuir os impactos dos passivos trabalhistas no resultado financeiro das empresas
    • Flexibilidade frente à legislação trabalhista, à cultura organizacional, e ao perfil comportamental e geracional dos empregados
    • Principais exemplos de flexibilização e dicas para a implementação segura: Trabalho Remoto (teletrabalho, trabalho à distância e Home Office); jornada flexível, remuneração flexível, redução de jornada e salário

    Cleidimar Alvarenga
    Advogada, especializada em Direito do Trabalho, MBA em Desenvolvimento de RH e Gestão Empresarial. Consultora, palestrante e instrutora de cursos para executivos sobre Direito do Trabalho, LGPD e GPDR – Lei Geral de Proteção de Dados, Governança, Compliance (inclusive trabalhista), Riscos (ISO 31000), Danos Morais (assédio moral e assédio sexual) e Gestão e Desenvolvimento de RH. Possui relevante experiência profissional como executiva e consultora em empresas nacionais e multinacionais. Especializada em Planejamento Estratégico de RH, R&S, Gestão de Desempenho, Remuneração e Recompensas, Carreira e Sucessão, Gestão de Talentos, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade Socioambiental. Consultora Sênior da SerTotal Consultoria e Diretora da Azo Consultoria de Resultados.

  • 15h00 às 15h20 Esclarecimento de Dúvidas

  • 15h30 às 16h20 Caso Prático: Como acompanhar o dinamismo das relações trabalhistas e sindicais em um ambiente de flexibilização no trabalho

    • Perfil e particularidades das relações trabalhistas atuais
    • Como manter ações coordenadas entre as funções de RH, relações trabalhistas e jurídico
    • Equilibrando o dinamismo do negócio com as necessidades de flexibilização durante a pandemia
    • Negociado x legislado em ambiente virtual


    Claudia Benatto, Gerente Executiva de Relações Trabalhistas e Sindicais | Biosev
    Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como Diretora Jurídica da Carvalho e Advogados Associados e como Gestora da área de relações trabalhistas, sindicais e medicina do trabalho no Banco Votorantim. Profissional focada na gestão de resultados, com vasta experiência nas áreas de direito do trabalho, relações sindicais, relações internacionais de trabalho, direito previdenciário. É membro de cinco comissões jurídicas e de saúde, palestrante de eventos na área de segurança, medicina do trabalho, bem como de encontros voltados ao público de RH, jurídico trabalhista e previdenciário.

  • 16h20 às 16h40 Esclarecimento de Dúvidas

  • 16h50 às 17h40 Caso Prático: Riscos trabalhistas, oportunidades para a empresa e desafios na adoção de modelos de contratos flexíveis

    • Modelo de Home-office no Magazine Luiza
    • Reduções de jornada previstas pela MP936
    • Contratos intermitentes


    Renato Machado Moreira, Coordenador de Relações Trabalhistas | Magazine Luiza
    Advogado, Especialista em Direito do Trabalho, com experiência em empresas de grande porte como Telefônica | Vivo, Louys Dreyfus Commodities, e escritórios de advocacia. Atualmente é coordenador da área de Relações Trabalhista no Magazine Luiza.

  • 17h40 às 18h00 Esclarecimento de Dúvidas

  • 18h00 Encerramento do Primeiro Dia

23/10/2020 - Sexta-feira Sessões 14:00 - 18:00
  • 14h00 Abertura do Segundo Dia
  • 14h10 às 15h00 Negociado X Legislado – Como garantir maior segurança jurídica dos acordos para a flexibilidade
    Qual o entendimento do judiciário sobre a tendência em flexibilização nos acordos coletivos e individuais

    Farley Ferreira, Juiz do Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região
    Professor-Tutor da FGV On-line e Mestrando no Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito do Largo São Francisco – USP. É Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2006) e Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Atualmente, é também Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região – AMATRA-2.

  • 15h00 às 15h20 Esclarecimento de Dúvidas

  • 15:30 às 16h20 Caso Prático: Como garantir que sua equipe remota produza com qualidade

    • Modelos flexíveis de trabalho e novos comportamentos
    • Liderança humanizada e resultados mais sustentáveis
    • Questões práticas a serem consideradas


    Vanessa Morante, Coordenadora de Relações Trabalhistas e Sindicais | Nokia
    Advogada e Coordenadora de Relações Trabalhistas e Sindicais da Nokia. Atuou na área de Relações Trabalhistas e Sindicais da Sodexo, Makro e Prosegur. Bacharel em Direito pela Universidade São Judas Tadeu, com cursos de extensão pela Fundação Getúlio Vargas e Insper.

  • 16h20 às 16h40 Esclarecimento de Dúvidas

  • 16h50 às 17h40 Painel - Futuro do Trabalho: Como preparar as relações de trabalho de sua empresa para a Economia 4.0

    A crescente transformação digital vem alterando as relações de trabalho e a forma como as pessoas se relacionam. E as empresas precisam estar preparadas para o que vem pela frente, a fim de qualificarem suas equipes e manterem a competitividade do seu modelo de negócios. Discuta sobre os aspectos que afetam as relações trabalhistas, os assuntos que já vêm causando polêmica em alguns negócios e como quebrar os paradigmas para preparar a empresa para o que virá.

    Rebeca Gonçalves, Senior HR Manager | Unisys
    Doze anos de experiência como HR Business Partner e Human Resources Manager em empresas multinacionais como Unisys, Eaton, Novelis, Reckitt Benckiser e Valeo, sendo responsável pela área de gestão nos últimos 5 anos. Experiência nos subsistemas: Desenvolvimento Organizacional, Recrutamento e Seleção, Recompensas e Benefícios, Folha de Pagamento, Saúde, Comunicação Interna, Clima, Relações Sindicais, Relações Trabalhistas, Ética e Compliance e Bem Estar. Possui MBA em Administração de Empresas pela FGV, graduação em Psicologia e Certificação Internacional em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

    Elinee N. Ferreira, Talent Partner IBM Service | IBM
    Mais de 20 anos de carreira, com 10 anos na IBM, em posições de liderança sênior na área de RH. Graduada em Psicologia, com Pós graduações em Gestão de Empresas (PUC) e Gestão de Pessoas (FGV). Antes da IBM, atuou em empresas como Tata Consultancy Services e Varian, Inc. Apaixonada e usuária de Inteligência Artificial e People Analytics.

    Américo Roque, Fundador | Atlas Results – Business Solutions
    Como Head da Atlas Results – Business Solutions, se dedicada a trabalhar junto a CEOs e suas equipes para maximizar o desempenho dos projetos de transformação digital. Sua missão é apoiar os líderes no desafio de gerar resultados sustentáveis na era da economia digital, através da integração entre pessoas e tecnologias na construção de um novo DNA Digital para suas empresas.

    Moderador: Luis Otávio Camargo Pinto, Presidente - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades - SOBRATT

  • 17h40 às 18h00 Esclarecimento de Dúvidas
  • 18h00 Encerramento do Evento

Palestrantes

Profissionais destacados em suas áreas de atuação que estarão presentes no evento.

  • Farley Ferreira, Juiz do Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região
    Professor-Tutor da FGV On-line e Mestrando no Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito do Largo São Francisco – USP. É Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2006) e Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Atualmente, é também Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região – AMATRA-2.
  • Luis Otávio Camargo Pinto, Presidente – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades - SOBRATT
    Sócio-fundador de Yarshell e Camargo Advogados. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós-graduado em Economia e Relações do Trabalho pela mesma Universidade. Advogado atuante nas áreas de Direito do Trabalho, Processual do Trabalho e Direito Sindical. Integrante de bancas examinadoras do XXV, XXX e XXXVII Concursos de Ingresso da Magistratura do trabalho; Diretor de Relações Institucionais do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro; Membro da Associação dos Advogados Trabalhistas e Integrante da Comissão de Direito Material do Trabalho da OAB/SP. Integrante também da Associação Internacional das Relações Laborais e de Emprego (ILERA). Coordena cursos na área de direito do trabalho e profere palestras sobre os temas de sua especialização. Autor de artigos em revistas especializadas. Atualmente, é também Presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.
  • Elinee N. Ferreira, Talent Partner IBM Service | IBM
    Mais de 20 anos de carreira, com 10 anos na IBM, em posições de liderança sênior na área de RH. Graduada em Psicologia, com Pós graduações em Gestão de Empresas (PUC) e Gestão de Pessoas (FGV). Antes da IBM, atuou em empresas como Tata Consultancy Services e Varian, Inc. Apaixonada e usuária de Inteligência Artificial e People Analytics.
  • Américo Roque, Fundador | Atlas Results – Business Solutions
    Como Head da Atlas Results – Business Solutions, se dedicada a trabalhar junto a CEOs e suas equipes para maximizar o desempenho dos projetos de transformação digital. Sua missão é apoiar os líderes no desafio de gerar resultados sustentáveis na era da economia digital, através da integração entre pessoas e tecnologias na construção de um novo DNA Digital para suas empresas.
  • Claudia Benatto, Gerente Executiva de Relações Trabalhistas e Sindicais | Biosev
    Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como Diretora Jurídica da Carvalho e Advogados Associados e como Gestora da área de relações trabalhistas, sindicais e medicina do trabalho no Banco Votorantim. Profissional focada na gestão de resultados, com vasta experiência nas áreas de direito do trabalho, relações sindicais, relações internacionais de trabalho, direito previdenciário. É membro de cinco comissões jurídicas e de saúde, palestrante de eventos na área de segurança, medicina do trabalho, bem como de encontros voltados ao público de RH, jurídico trabalhista e previdenciário.
  • Rebeca Gonçalves, SR HR Manager – Unisys
    Doze anos de experiência como HR Business Partner e Human Resources Manager em empresas multinacionais como Unisys, Eaton, Novelis, Reckitt Benckiser e Valeo, sendo responsável pela área de gestão nos últimos 5 anos. Experiência nos subsistemas: Desenvolvimento Organizacional, Recrutamento e Seleção, Recompensas e Benefícios, Folha de Pagamento, Saúde, Comunicação Interna, Clima, Relações Sindicais, Relações Trabalhistas, Ética e Compliance e Bem Estar. Possui MBA em Administração de Empresas pela FGV, graduação em Psicologia e Certificação Internacional em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.
  • Renato Machado Moreira, Coordenador de Relações Trabalhistas | Magazine Luiza
    Advogado, Especialista em Direito do Trabalho, com experiência em empresas de grande porte como Telefônica | Vivo, Louys Dreyfus Commodities, e escritórios de advocacia. Atualmente é coordenador da área de Relações Trabalhista no Magazine Luiza.
     
  • Vanessa Morante, Coordenadora de Relações Trabalhistas e Sindicais | Nokia
    Advogada e Coordenadora de Relações Trabalhistas e Sindicais da Nokia. Atuou na área de Relações Trabalhistas e Sindicais da Sodexo, Makro e Prosegur. Bacharel em Direito pela Universidade São Judas Tadeu, com cursos de extensão pela Fundação Getúlio Vargas e Insper.









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Inscrições

Valores e benefícios

Valores:
• R$ 1.780,00 para pagamentos efetuados até 08/10/2020. Após essa data, o valor passa a R$ 1.980,00 por participante.
• Desconto de 10% para 3 ou mais inscrições da mesma empresa.
Benefícios:
• Certificado de participação;
• Apresentações utilizadas durante o evento, sempre que disponibilizadas pelos palestrantes;
• Acesso à gravação do evento por 15 dias.

Baixe aqui sua ficha de Inscrição.

Highlights da edição de 25/10/2019:

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes sobre este evento

O evento trata do tema Flexibilização dos Modelos de Trabalho com profundidade e com profissionais de diversas áreas e, portanto, visões diversificadas sobre a questão. Nenhum ponto de vista ficará de fora.

Alia-se a isso o nível de engajamento dos profissionais presentes e a possibilidade de network com experts nos temas apresentados.

Sim. A inscrição garante participação em todas as palestras.

Sim. Há um desconto de 10% para grupos de 3 ou mais participantes da mesma empresa.

A inscrição garante:
• Participação em todas as palestras;
• Certificado de participação;
• Apresentações utilizadas durante o evento, sempre que disponibilizadas pelos palestrantes;
• Acesso à gravação do evento por 15 dias.

Em geral, os palestrantes disponibilizam as apresentações após o evento, mas isso ficará a critério de cada palestrante.

Acesso

Através da plataforma Zoom